quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Palavra do dia.



Depressão tem Cura?

O Caminho da Cura
 
Mesmo que você não esteja sofrendo de depressão, talvez esteja sendo preparado para ajudar alguém próximo que vai passar ou já apresenta este problema. Afinal, a alegria, o encorajamento, o aconselhamento e uma boa companhia muito contribuem no processo de tratamento do coração deprimido.

Por isso, em tempos de crise, Deus sempre envia alguém para nos ajudar. Ele nunca nos deixa desamparados ou sozinhos. Então, permita que o Senhor o use como um canal de bênção para as pessoas que estão mergulhadas na angústia profunda e no charco de lodo da depressão.

Porém, se os sintomas dessa doença estiverem manifestos na sua vida, é sinal de que você está seguindo a rota da depressão. Então, não se deixe dominar por sentimentos de pessimismo, ressentimento e indignação. Se quiser vencer a depressão tem de aprender a valorizar a sua vida, a levantar a sua autoestima e a crer em Deus. Você deve buscar a ajuda de um médico e submeter-se a um tratamento clínico, sem jamais deixar de recorrer ao Médico dos médicos e de contar a Ele os pensamentos que povoam a sua mente e os sentimentos que tomaram conta de seu coração.

Lembre-se das palavras do Senhor no Salmo 50.15: Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Atente para o que orienta o salmista: Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado (Salmo 55.22).

Deus está passando com você por esse túnel escuro da depressão. Nunca se esqueça de que Ele não o abandonou; antes, está contemplando você com os Seus olhos de chamas de fogo. Ele lhe diz:

Pode a mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado.                                                                 
Isaías 49.15,16

Tu, a quem tomei desde os confins da terra e te chamei dentre os seus mais excelentes e te disse: tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei; não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Isaías 41.9,10

O Senhor o ama. Ele sabe quem é você e conhece o seu problema. Tem poder para curar qualquer enfermidade, pois para Ele nada é impossível.

O mesmo Deus que cuidou de Elias quer falar com você neste momento. Se está desanimado, abatido e angustiado ou pensa que não tem mais jeito e chegou ao fim de sua vida, repouse, alimente-se, deposite sua fé no Senhor e procure uma ajuda terapêutica para diagnosticar seu caso e indicar o melhor tratamento. Faça a sua parte, e confie que Deus fará a dele, o impossível, para abençoá-lo.

Talvez você esteja angustiado há tanto tempo, porque nunca orou ao Senhor, contando o motivo de sua angústia. Você precisa desabafar, dizer a Ele: "Senhor, estou deprimido, porque o meu cônjuge me abandonou", ou "porque o meu filho é ingrato e só tem feito bobagens", ou "porque o meu melhor amigo me traiu". Não remoa os fatos ruins do passado. Em vez disso, conte a Ele o que você está sentindo.

O seu passado pode ter muitas marcas que o levaram a este quadro depressivo, mas o seu futuro está intacto. Construa-o, então, com a ajuda de Deus.

Siga o exemplo de José, que não ficou se lamuriando, porque foi vendido por seus irmãos. Ele poderia ter reclamado por causa das injustiças sofridas na casa de Potifar: "Está vendo o que é que Deus permitiu que fizessem comigo? Eu permaneci fiel à Sua Palavra, resisti aos assédios da mulher de Potifar, e acabei jogado no cárcere".

Contudo, em vez de José se entregar ao desânimo e ao profundo ressentimento, procurou esquecer o passado de sofrimentos e fixar os olhos no futuro que o Senhor tinha reservado para ele. José acreditou que aquele não era o seu fim, que o dia da virada de seu cativeiro chegaria. E Deus honrou a sua fé. No dia que Deus interveio, José saiu direto da prisão para o palácio. Tornou-se governador do Egito e foi usado como instrumento de bênção para muitas pessoas num tempo de seca e fome sobre a terra.

O Senhor também tem projetos e planos para você. Quero ministrar uma palavra profética e de encorajamento para a sua vida; lembrá-lo de que, seja qual for a forma que Deus escolha para abençoá-lo — por meio de um tratamento médico e medicamentoso, de um terapeuta, um aconselhamento ou uma intervenção poderosa dele —, a vitória virá!

Então, seja qual for o seu problema, ore agora em nome de Jesus, rogando ao Pai pela solução do mal que o aflige. A oração de um justo pode muito em seus efeitos! Oremos:
"Nosso Deus e Pai, na autoridade do nome de Jesus Cristo, repreendemos todo espírito de depressão e angústia. Que toda a obra do diabo seja desfeita agora e que a saúde física, emocional e mental seja restabelecida! Que o teu servo recobre o ânimo e a vontade de viver! Que o teu Espírito tome conta da mente e do coração deste que ora comigo, e ele seja impactado, transformado e guiado pela Tua Palavra, vivendo uma nova dimensão da Tua graça. Em nome de Jesus. Amém".

Após esta oração, repita o que é dito no Salmo 4.8: Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

No outro dia, você poderá acordar e dizer com toda convicção: Deitei, dormi e acordei, porque o Senhor me sustentou (Salmo 3.5)!

Receba o renovo do Senhor! Rejeite a tristeza. Olhe para frente. Procure reconstruir a sua vida. Lute por seu futuro. Tenha convicção de que Deus preparou o melhor para você, que Jesus veio para que você tenha vida, e a tenha em abundância (João 10.10). Que Deus o abençoe, conceda-lhe a paz de Cristo, a saúde e a felicidade que só Ele pode proporcionar ao homem que o teme e anda em Seus caminhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário