terça-feira, 5 de abril de 2011


O Medo De Crer - C.H Spurgeon



"Deixe o ego morrer, para que Cristo possa viver em você. "
O medo de crer é um produto singular da nossa natureza doentia. Eu mesmo tenho me encontrado com ele freqüentemente: tão freqüentemente que espero poder nunca mais vê-lo novamente. Ele parece humildade, e tenta se passar como uma verdadeira modéstia da alma e, contudo, é orgulho infamante: na verdade, é a presunção representada pelo hipócrita. Se os homens temessem descrer haveria bom senso no medo; mas ser temente em confiar em Deus é na melhor das hipóteses absurdo, é sem dúvida uma forma enganosa de recusar ao Senhor a honra que é devida à Sua fidelidade e verdade.
Quão inútil é a diligência que se ocupa em encontrar motivos pelos quais a fé, no nosso caso, não poderia estar salvando. Temos a Palavra de Deus para isto, para que todo aquele que creia em Jesus não pereça, e procuramos por argumentos porque deveríamos perecer se cremos. Se alguém me desse uma propriedade, eu certamente não começaria a levantar questões com relação à escritura. O que adianta inventar razões pelas quais eu não possuiria minha própria casa, ou alguma outra parte de uma propriedade que é desfrutada por mim? Se o Senhor está satisfeito em salvar-me pelos méritos do Seu querido Filho, seguramente posso estar satisfeito por ser salvo deste modo. Se eu aceitar Deus em Sua Palavra, a responsabilidade do cumprimento da Sua promessa não está comigo, mas com Deus, que fez a promessa.
Mas você teme que talvez não seja um daqueles para os quais a promessa é destinada. Não esteja alarmado por essa suspeita inútil. Nenhuma alma jamais veio a Jesus erroneamente. Ninguém pode vir a menos que o Pai o atraia; e Jesus disse, “Aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” Nenhuma alma jamais se agarra a Cristo de forma roubada; aquele que O tem O tem por direito divino; pois a doação do Senhor de Si mesmo por nós, e para nós, é tão gratuita, que toda alma que O recebe tem um direito gracioso de assim fazê-lo. Se você se agarra a Jesus pela orla de Sua veste, sem permissão e por de trás dEle, ainda assim virtude fluirá dEle para você tão certamente como se Ele tivesse chamado você pelo nome e dito para você confiar nEle. Rejeite todo medo quando você confia no Salvador. Recebe-O e seja bem-vindo. Aquele que crê em Jesus é um eleito de Deus.
Você acha que seria uma coisa horrível se você confiasse em Jesus e ainda assim perecesse? Seria mesmo. Mas como você deve perecer se não confiar, o risco na pior das hipóteses não é muito grande.
Suponha que você esteja no Pântano do Desânimo para sempre, qual será o benefício disso? Certamente seria melhor morrer se esforçando ao longo da auto-estrada do Rei em direção à Cidade Celestial, do que afundar mais e mais fundo na lama e na imundícia das trevas dos pensamentos desconfiados! Você não tem nada a perder, porque já perdeu tudo; portanto dê um basta nisso e ouse crer na misericórdia de Deus para com você, até mesmo para com você.
Mas alguém se lamenta, “E se eu for a Cristo, e Ele me recusar?” Minha resposta é, “Prove-O”. Atire-se sobre o Senhor Jesus e veja se Ele o recusa. Você seria o primeiro contra quem Ele teria fechado a porta da esperança. Amigo, não cruze aquela ponte até que você chegue a isso! Quando Jesus o lançar fora, será tempo de muita desesperança; mas esse tempo nunca chegará. “Este homem recebe pecadores”, Ele não tem tantos para começar a lançá-los fora.
Você nunca ouviu sobre o homem que uma noite perdeu o seu caminho, e foi parar na borda de um precipício, assim pensou ele, e em sua própria apreensão caiu no precipício? Agarrou em uma velha árvore, e ficou suspenso ali, preso ao seu frágil suporte com toda a sua força. Sentiu-se convencido de que, se deixasse seu suporte, seria feito em pedaços sobre alguma rocha terrível que estava esperando por ele logo abaixo. Ali pairou, com suor sobre sua testa, e sofrimento em todo o braço. Entrou em um estado de desespero de febre e debilidade, e por fim sua mão não podia mais sustentar seu corpo. Relaxou sua força! E caiu do seu suporte! Caiu quase trinta centímetros ou mais, e foi parar em um macio banco de musgo, onde se deitou, sem ferimento algum e perfeitamente salvo até pela manhã. Deste modo, nas trevas da sua ignorância, muitos pensam que certa destruição os espera se confessarem seus pecados, abandonarem toda esperança em si mesmos e renunciarem se a si mesmos nas mãos de Deus. Temem deixar a esperança nas quais ignorantemente se agarram. É um medo inútil. Desista da sua esperança em qualquer coisa a menos de Cristo, e caia. Caia de toda confiança em suas obras, orações ou sentimentos. Caia de uma vez! Caia agora! Macio e seguro será o banco que o recebe. Jesus Cristo, em Seu amor, na eficácia do Seu precioso sangue, e Sua perfeita justiça, dará imediato descanso e paz. Cesse com a autoconfiança. Caia nos braços de Jesus. Esta é a maior parte da fé deixar todo outro suporte, e simplesmente cair sobre Cristo. Não há razão para temer, somente a ignorância motiva seu medo daquilo que será sua segurança eterna. A morte da esperança carnal é a vida de fé, e a vida de fé é vida eterna. Deixe o ego morrer, para que Cristo possa viver em você.
Mas o ruim é que não podemos conduzir os homens ao ato de fé em Jesus. Eles adotarão algum recurso antes mesmo que o possamos fazer. Eles procuram evitar crer, e temem a fé como se ela fosse um monstro. Oh tolos vacilantes, quem os enfeitiçou? Vocês temem aquilo que poderia ser a morte de todo medo e o começo da alegria. Por que vocês pereceriam por perversamente preferir outros caminhos para o próprio plano de salvação apontado por Deus?
Meu Deus! Existem muitas e muitas almas que dizem, ´Somos convidados a confiar em Jesus, mas em vez disto freqüentaremos regularmente os expedientes da graça.´ De toda maneira freqüentaremos o culto público, mas não como um substituto para a fé ou isto se tornará uma vã confiança. O mandamento é, “creia e viva”, atente para isto em tudo o quê você faça. “Bem, devo considerar a leitura de bons livros, talvez obtenha benefício desta forma.” Sem dúvida lemos os bons livros, mas isto não é o Evangelho. O Evangelho é, “Creia no Senhor Jesus Cristo, e você será salvo.” Suponhamos que um médico tenha um paciente sob seus cuidados e diga a ele, “Tome um banho pela manhã; isto será de grande ajuda para a sua enfermidade.” Mas o homem toma uma xícara de chá pela manhã ao invés do banho, e diz, ´Isto fará bem também, não tenho dúvida.´ O que seu médico dirá quando perguntar, ´Você seguiu minha instrução?´ ´Não, não segui.´ ´Então não espere, com certeza, que haverá algum bom resultado das minhas visitas, já que você não cumpriu a minha orientação.´ Assim nós, quando estamos debaixo do exame da alma, de modo prático, dizemos a Jesus Cristo, ´Senhor, Você me disse que confiasse em Você, mas eu prontamente faria algo mais! Senhor, quero ter horríveis convicções; quero ser sacudido sobre a boca do inferno; quero ser amedrontado e afligido!´ Sim, você quer qualquer coisa que não seja o que Cristo prescreve para você, que é que você simplesmente confie nEle. Quer você sinta ou não sinta, lance-se sobre Ele, pois Ele, e somente Ele, pode salvar você. ´Mas você não pretende falar contra a oração, ler bons livros, e assim por diante?´ Não digo nem uma única palavra contra nenhuma destas coisas, nenhuma mais da que falaria contra o homem beber uma xícara de chá, se eu fosse o médico que mencionei. Deixe-o tomar seu chá; mas não se ele o bebe ao invés de tomar o banho que está prescrito para ele. Por isso deixe o homem orar, quanto mais melhor. Deixe o homem examinar as Escrituras, mas lembre-se de que se estas coisas são colocadas no lugar da simples fé em Cristo, a alma estará arruinada. Tenham cuidado para que nosso Senhor não diga de qualquer um de vocês, “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida.”
Venha pela fé a Jesus, pois sem Ele você perece para sempre. Você notou como um pinheiro se sustenta em meio a rochas que parecem não proporcionar a ele solo algum? Ele lança uma pequena raiz dentro de cada pequena brecha que abre; ele se agarra até mesmo na rocha exposta como uma imensa garra de pássaro; ele segura forte e se une a terra com uma centena de ancoragens. Freqüentemente vemos árvores assim firmemente enraizadas sobre montes isolados de rocha exposta. Agora, querido coração, deixe esta ser a imagem de você mesmo. Agarre-se na Rocha das Eras, com a pequena raiz da pequena fé baseada nEle. Deixe aquele minúsculo tentáculo crescer e lançar outro para adquirir uma nova compreensão da mesma Rocha. Agarre-se a Jesus, e se mantenha agarrado a Jesus. Cresça nEle. Enlace as raízes da sua natureza, as fibras do seu coração, em torno dEle. Ele é tão gracioso para você como as rochas o são para os pinheiros; esteja firmemente amarrado a Ele como o pinheiro está na encosta da montanha.

Do livro ´Around the Wicket Gate´ (Perto da Porta da Meta).
http://www.preciosasemente.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário