quinta-feira, 7 de abril de 2011


A Relação entre Soberania Divina e Responsabilidade Humana




           
   Quanto à questão da soberania de Deus, as escrituras mostram de forma clara que Deus é soberano em escolher e eleger os seus (Rm 9:14-33). Ele tem misericórdia e se compadece de quem ele quer e como lhe apraz, inclusive endurecendo corações (v 18), sua soberania é indiscutível porque ele é o Deus todo poderoso e soberano sobre toda a criação. Tanto o homem como todas as coisas que foram criadas têm como propósito glorificar o Deus de toda a eternidade porque tudo foi feito por ele e para ele, portanto ele é indiscutivelmente soberano para escolher quem ele quer.
Um ponto importante que devemos considerar é a posição calvinista de que o homem após a queda ficou impossibilitado de tomar qualquer decisão quanto ao seu destino eterno. Nesta questão existem duas escolas com pensamentos bem diferentes uma da outra.
A primeira é a escola calvinista que defende a doutrina da eleição e predestinação com a ação exclusiva de Deus. Essa posição é defendida pela ala mais conservadora do calvinismo.

A segunda é a escola arminiana defendendo a contribuição do homem na escolha de dos eleitos de Deus. Essa posição apesar de ter certa aceitação por parte dos estudiosos da bíblia tem pouca base escrituristica.
Entendemos que o assunto deve ser analisado com paciência e humildade, pois ambas são escrituristicas. Como já dissemos a soberania de Deus é indiscutível, mas algumas questões precisam ser colocadas aqui.

Primeiro como Deus pode escolher a uns e desprezar a outros? Seria pela sua presciência, sabendo quem haveriam de aceitar a Cristo (arminianismo) ou pela sua soberania escolhendo quem ele quer (calvinismo).
Segundo, e o que dizer do caso de faraó onde as escrituras nos informam que num momento Deus endurece o coração de faraó, mais adiante faraó por sua vontade endurece o coração (êxodo 9; 12; 8:15). O texto é complexo e nos leva a um grande paradoxo. No entanto podemos tomar as duas posições e entende-las como escrituristicas e formar uma linha de pensamento. Fica claro, portanto que Deus é soberano e que tem os seus escolhidos desde a fundação do mundo, no entanto as escrituras anuncia a todos os homens que se arrependam e se convertam dos seus maus caminhos (Mt 4:17;Mc 1:15;At;2:38;At:17:30) estes textos e outros, nos leva a crer que Deus requer responsabilidade humana.
Soberania e responsabilidade humana se relacionam simplesmente pelo fato de que Deus em sua soberania age no coração do homem levando-o ao arrependimento. Nesse ponto de vista, a soberania de Deus e a responsabilidade humana se misturam sob o controle soberano de Deus.
Concluímos que a maneira mais equilibrada de definir essa relação é entender ambas as posições como escrituristicas, como linhas que correm paralelamente visto que as duas são verdades bíblicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário